Índice
Sem perceber, a humanidade é afetada pela toxicidade de metais pesados que, mesmo proibidos em alguns setores, ainda são usados em diversos produtos.
Um desses metais pesados é o chumbo, que devido ao seu alto grau de toxidade pode danificar o cérebro das crianças pelo resto de suas vidas.
O chumbo tem a propriedade de ficar na atmosfera por décadas, por isso, vem comprometendo o desenvolvimento de um terço das crianças do planeta.
Não só a Covid-19 é um problema global, a intoxicação por chumbo também o é! Principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre como ocorre a exposição a esse metal e os prejuízos que acarreta à saúde humana e ao meio ambiente.
De acordo com a BBC News, existe uma estimativa que uma em cada três crianças no mundo, um total de 800 milhões de menores, tenha níveis de chumbo no sangue iguais ou superiores a 5 microgramas por decilitro (µg/dL), nível esse que requerem atenção e ação internacional.
O chumbo é tão tóxico que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) nenhum nível desse metal pesado é seguro no sangue, ou seja, mesmo em menor quantidade, traz prejuízos para a saúde.
Temos vários exemplos dos efeitos prolongados do chumbo, mesmo seu uso sendo proibido na composição de combustíveis em vários países.
Entre alguns desses exemplos, temos:
Apesar de haver proibições ou restrições em relação ao uso do chumbo, este metal ainda continua fazendo parte da produção de vários produtos que utilizamos no dia a dia, tais como:
Veja outros exemplos de fontes onde o chumbo pode ser encontrado:
A toxicidade do chumbo pode provocar diversos males à saúde, como por exemplo:
Outros danos que a exposição ao chumbo podem causar em adultos são:
Além de causar os prejuízos mencionados, o uso demasiado do chumbo e outros metais pesados têm trazido graves danos ambientais e para a saúde de populações:
Howard Mielke, professor da Tulane University School of Medicine em Nova Orleans, nos Estados Unidos, esclareceu à BBC News que o chumbo pode prejudicar a saúde por meio de dois mecanismos:
1- “O cálcio é essencial nas sinapses das células nervosas. Se o chumbo ocupar o lugar do cálcio, os sinais não são transmitidos, e as células nervosas morrem. O resultado é um encolhimento do cérebro.”
2- “Se a mãe foi exposta ao chumbo quando criança, seus ossos contêm chumbo. Durante a gravidez, esse chumbo passará para o feto em vez do cálcio.”
A exposição ao chumbo se torna irreversível quando crianças foram expostas de forma intensiva à esse metal pesado, isto quer dizer, por longos períodos na infância.
Em contrapartida, se a exposição foi menor, o professor Howard Mielke diz que é possível reverter esse quadro:
“Se a exposição foi por um período curto e não de forma intensa, e a fonte de chumbo é rapidamente reduzida, então, o dano pode ser limitado e pode haver uma recuperação.”
As instituições Unicef e a Pure Earth recomendam ações para os países afetados pela toxicidade do chumbo, dentre as quais estão:
Outras medidas de prevenção recomendáveis, a exemplo das que estão sendo adotadas pela vigilância da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, são:
Veja neste vídeo explicações e imagens sobre a ação da toxicidade do chumbo no sistema nervoso humano e cérebro, além de outras informações:
Como visto, é necessário evitar a exposição a produtos que possam conter esse metal pesado.
Além disso, é recomendável buscar ingerir alimentos, sucos e chás que promovam a desintoxicação do organismo.
Existem muitos vegetais e minerais que possuem propriedades desintoxicantes e depurativas, confira em:
É de vital importância realizar a prevenção individual, porque não sabemos, ao certo, o nível de ingestão, inalação e grau de contato que temos com o chumbo e outros metais pesados.
Saiba mais formas de se desintoxicar ou evitar a contaminação por metais pesados como o chumbo, em:
Como se desintoxicar de metais pesados com alimentação
O alimento orgânico tem menos metais pesados e é mais rico em antioxidantes
Zeólita, um mineral desintoxicante, veja como utilizá-lo para purificar o corpo
Casca de banana purifica água contaminada por metais pesados, e pode ser usada em diversos sistemas
Descoberta uma nova planta “come-níquel” que absorve metais pesados do solo
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER